Facebook retira do ar várias páginas que propagavam Fake News

Resultado de imagem para facebook fake news

No dia 25/07 o Facebook baniu uma grande rede de páginas e perfis voltados para a desinformação e publicação de fake news de cunho político. foram cerca de 196 páginas e 87 contas brasileiras banidas como parte dos esforços de conter a disseminação de fake news, com foco nas eleições de outubro deste ano.

Fontes ligadas à plataforma afirmaram à agência de notícias Reuters que a rede era de responsabilidade do Movimento Brasil Livre (MBL), grupo alinhado à direita que ganhou destaque, principalmente, durante os protestos de 2016, que levaram ao impeachment da presidenta Dilma Rousseff. Juntas, as páginas retiradas do ar teriam mais de meio milhão de seguidores. 

Também foi derrubada a página do Movimento Brasil 200. Ligada ao ex-pré-candidato à Presidência Flávio Rocha (PRB), dono das lojas Riachuelo. O comunicado do Facebook não identifica quais perfis e páginas foram desativados, mas líderes dos dois movimentos confirmaram que foram atingidos.

Segundo a rede social, as páginas e perfis faziam "parte de uma rede coordenada que se ocultava com o uso de contas falsas no Facebook, e escondia das pessoas a natureza e a origem de seu conteúdo com o propósito de gerar divisão e espalhar desinformação". 

O MBL negou utilizar redes ou contas fakes para a disseminação de notícias mentirosas. Em nota oficial, o movimento afirma que diversos de seus coordenadores tiveram contas banidas pelo Facebook, muitas delas existentes desde antes de sua criação e contendo informações reais como endereço, telefones e contatos familiares.
O grupo também confirmou o total de mais de meio milhão de seguidores nas páginas banidas, mas disse que os espaços não serviam para a disseminação de fake news, mas sim para denunciá-las. O objetivo, afirma o MBL, era a disseminação e divulgação de ideias liberais e conservadoras, o que faz com que a ação seja considerada “arbitrária, irônica, mas não surpreendente”, com o Facebook sendo acusado de agir sob um viés político e ideológico, que será contestado judicialmente para que as páginas sejam restabelecidas.
Fontes:
https://g1.globo.com/economia/tecnologia/noticia/2018/07/25/facebook-retira-do-ar-rede-de-fake-news-ligada-ao-mbl-antes-das-eleicoes-dizem-fontes.ghtml
https://www.conjur.com.br/2018-jul-25/facebook-tira-ar-perfis-grupos-divulgam-desinformacao


Comentários

Postagens mais visitadas