Celular se torna o principal meio de acesso à internet no Brasil
Segundo a pesquisa TIC Domicílios 2017, divulgada no dia 24 de julho pelo Comitê Gestor da Internet (CGI.br), 42,1 milhões de residências possuem acesso à internet via banda larga ou dispositivos móveis, o que configura mais de metade dos domicílios brasileiros (61%), enquanto outros 27 milhões de residências (39%) ainda estão desconectados do mundo virtual.
A pesquisa ainda informa detalhadamente sobre a porcentagem de acesso à internet em cada classe social: na classe A, B, e C, 99%, 93% e 69% dos domicílios possuem acesso, respectivamente. Já nas classes D e C, o número cai para apenas 30%.
A TIC Domicílios 2017 também traz um fato inédito: as redes móveis se tornaram o principal meio de acessar a internet no Brasil. 49% da população utilizam a internet somente pelo celular (o que representa 58,7 milhões de brasileiros) e 47% utilizam tanto o celular quanto o computador, enquanto em 2016 as porcentagens eram de 43% e 51%, respectivamente.
A expansão das redes móveis se dá principalmente pelos preços das conexões de banda larga: 27% dos entrevistados afirmaram que o serviço é caro. Outros fatores que impedem o uso da banda larga são a falta de interesse e o fato de os moradores não saberem usar a internet, cada um tendo 16% de respostas na pesquisa.
Referências: http://cetic.br/pesquisa/domicilios/
Comentários
Postar um comentário