As empresas ouvem o que falamos através do celular?
Há uma discussão sobre até onde a nossa privacidade é respeitada pelas empresas, com várias pessoas afirmando que elas nos ouvem o tempo inteiro através dos celulares para que nos possa oferecer certos produtos. A partir dessa discussão, pesquisadores da Northeastern University, uma universidade de Boston, EUA, decidiram estudar o tema por um ano.
Os pesquisadores tentaram descobrir se algum aplicativo de celular utilizava o microfone sem permissão do usuário e sem avisá-lo. Para isso foram usados mais de 17 mil apps populares para aparelhos Android, incluindo aplicativos de propriedade do Facebook ou que mandavam informações para a rede social. Os pesquisadores concluíram que não havia nenhuma evidência que comprovasse que o celular usa o microfone para gravar ou enviar áudios sem a permissão do dono do aparelho. Foram utilizados dez celulares com um programa que automatizava interações humanas, de maneira a fazer com que falas relatando preferências fossem captadas pelos microfones desses aparelhos.
Mesmo que o resultado do estudo tenha sido negativo, foi identificado que um aplicativo de entrega de comida utilizava os serviços de uma empresa de análise de dados, sendo que tais serviços permitiam gravar vídeos e fazer capturas de tela sem aviso e sem o consentimento do usuário. Deste modo, os pesquisadores destacam que a pesquisa feita não deve ser tomada como uma resposta definitiva para o assunto e abrem uma nova questão: mesmo que não haja qualquer evidência de que o microfone do celular é usado sem a permissão dos usuários, é possível dizer o mesmo sobre câmeras? Ou ainda, sobre o conteúdo visualizado em si?
Referência: https://tecnologia.uol.com.br/noticias/redacao/2018/07/04/seu-celular-te-escuta-apos-um-ano-de-testes-pesquisadores-tem-a-resposta.htm
Olá Pessoal,
ResponderExcluirVosso edu-blogue está com poucas postagens. Incrementem o blogue até próxima segunda.
Bons caminhos,
R